A vantagem de trabalhar com apenas uma marca de cosméticos para a sua Distribuidora

Trabalhar com poucas marcas ou com muitas marcas? As grandes redes de varejo de cosméticos trabalham com uma grande variedade de marcas, oferecendo muitas opções aos seus clientes, mas será que isso vale a pena para a Distribuição de Cosméticos Profissionais porta a porta?

De fato, há vantagens de desvantagens em trabalhar com um único fornecedor ou com inúmeros fornecedores. Mas lembre-se que uma rede de varejo de cosméticos possui um departamento de compras e um gerente de compras, além de ser muito comum as marcas fornecedoras entrarem com promotoras de vendas sem custo para a loja varejista, devido ao volume de compras da loja.

No caso de uma Distribuição de cosméticos profissionais, uma vez que a estrutura de recursos humanos é bem menor do que uma grande perfumaria, a situação é bem diferente e não é parâmetro para uma comparação.

Na distribuição de cosméticos do nosso segmento, possuir mais de um fornecedor pode trazer benefícios a curto prazo, como uma redução de custos na fase incial da distribuição, já que a distribuidora passa a ter o poder de barganha, podendo comparar preços, exigir descontos, ou ameaçar comprar de outro fornecedor. Mas uma das grande vantagens de ter mais de um fornecedor é a segurança de atender os clientes mesmo que um dos seus fornecedores fechem as portas. Por outro lado, ter um único fornecedor poderá lhe proporcionar muitas vantagens competitivas, essenciais para o sucesso do seu empreendimento:

– Um relacionamento mais forte e duradouro com o fornecedor;

– Maior comprometimento e esforço do fornecedor para manter a sua distribuidora como cliente;

– Um atendimento diferenciado e uma melhor comunicação;

– Maior economia de escala: pois os seus pedidos não serão segmentados por marcas. Segundo o Sebrae, as lojas de varejo do segmento de alimentos que adotaram essa ideia, reduziram os custos em até 20%, através da redução da quantidade de fornecedores e um maior poder de negociação !! ;

– Um suporte técnico e comercial mais intenso, pois o fornecedor sabe que não irá treinar uma equipe comercial do cliente, sob o risco dos vendedores utilizarem o aprendizado para vender as marcas concorrente;

– Economia no frete: comprando de um único fornecedor, o seu custo com a logística tende a ser menor, além de conquistar benefícios como agilidade na entrega dos produtos;

– Conquista a confiança da empresa, pois uma empresa fornecedora ficará com receios de patrocinar ou dar um suporte personalizado para uma distribuidora multimarcas.

Mas todas essas vantagens só serão válidas se esse fornecedor:

1) Suprir às necessidades dos seus clientes, os salões de beleza, com produtos de qualidade e um portfólio completo.

2) Possuir uma estabilidade e credibilidade no mercado. O maior risco de um distribuidor de cosméticos, atualmente, é trabalhar exclusivamente com uma marca nova e sem experiência de mercado. Portanto, o menor preço do mercado está longe de ser uma vantagem competitiva.

3) Possuir uma confiabilidade superior a dos demais. Um grande problema no mercado de cosméticos profissionais é a alta rotatividade do departamento comercial das empresas forecedoras. Imagine a sua Distribuidora ser atendida por um consultor diferente a cada 3 meses…

Recomendações:
Antes de efetivar uma parceria com o seu fornecedor, considere as seguintes qualidades necessárias do seu fornecedor:

– Tempo de atuação no mercado;
– Possui um portfólio completo e atual?;
– Possui distribuidores de sucesso na sua rede de Distribuição?;
– Quantos Distribuidores possui na sua rede de Distribuição?;
– Oferece um programa de treinamento e capacitação técnica/comercial?;
– Possui um diferencial competitivo?
– Possui departamentos estruturados, como departamento comercial, financeiro, técnico, expedição ou é o próprio dono que realiza todos os processos da empresa?
– Possui um químico responsável conforme a exigência da ANVISA?
– Possui todas as notificações regulamentares dos produtos, autorizados pelos órgãos reguladores, como a ANVISA?

Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp

Deixe uma resposta