Qual o melhor canal de distribuição de cosméticos profissionais?

Atualmente a distribuição de cosméticos exclusivos para salões de beleza possui 2 modalidades mais utilizadas: a venda direta presencial e o e-commerce.

O E-commerce ou Comércio Eletrônico é modalidade de transações comerciais de compra e venda por meio da internet com o uso de equipamentos eletrônicos.

No comércio eletrônico não existem barreiras para comercialização dos mais diversos produtos e nem empecilhos para atingir clientes nas mais diversas partes do mundo. E foi graças ao surgimento e a expansão da internet que o e-commerce vem crescendo cada vez mais, não somente para o segmento de cosméticos mas em todo o mercado em geral.

A Venda Direta Presencial de cosméticos profissionais é a modalidade de comercialização que oferece muita comodidade ao salão de beleza, pois o vendedor que visita o estabelecimento do cliente, mostra e demonstra o produto, explica todos os benefícios, vantagens e o modo de uso, além de poder entregar imediatamente o produto escolhido e ainda oferecer diferentes formas de pagamentos e ainda dar descontos ou brindes como recursos de venda, ou seja, o salão de beleza recebe uma venda consultiva, com alto poder de negociação, o que não ocorre no e-commerce.

Vantagens de cada modalidade:

E-commerce

1) O prazo para construir uma estrutura é muito rápido, existem plataformas que já entregam a estrutura montada, com todas as ferramentas prontas para operacionalizar e ainda com suporte garantido, restando somente ao empreendedor a responsabilidade de vender.

2) Redução do custo operacional e aumento da margem de lucro. Com o e-commerce não há necessidade de contração de uma equipe de vendedores, nem necessitará do treinamento constante da equipe comercial, o que facilita bastante para ter uma margem de lucro maior, já que não existe o comissionamento nem ajuda de custo e também dá a liberdade de operar com linhas de descontos nos preços bem mais atraentes aos salões de beleza.

3) Oferece os seus produtos 24 horas todos os dias, sem limite geográfico, ou seja, pode-se atingir o mundo inteiro.

4) Não há inadimplência, pois os produtos são enviados somente após o efetivo pagamento.

5) Capacidade de atender muitos clientes simultaneamente e com alta escalabilidade, dessa maneira, a expansão do negócio pode ser muito mais rápida.

6) Comodidade. O seu cliente poderá comprar a partir de qualquer lugar, a qualquer hora, bastando possuir o acesso à internet e um celular.

7) A visibilidade da Marca, através do e-commerce, fica com uma projeção muito maior dentro do setor do que através da Venda Direta, devido ao aumento de alcance ao público alvo.

8) Na comercialização por e-commerce, os clientes não pedem materiais de merchandising como pôsteres, aventais, cumbucas, pincéis, etc.

9) Não há custos envolvidos com materiais impressos de divulgação como: cartão de visita, folder ou catálogos, nem a necessidade de amostras para demonstração.

10) Permite trabalhar com um número menor de colaboradores e mesmo assim, possuir uma carteira de clientes muito maior do que na venda direta presencial.

Venda Direta Presencial de cosméticos profissionais:

1) O vendedor (consultor) pode tirar todas as dúvidas durante a negociação, facilitando a venda ao cliente. A taxa de venda X cliente visitado é muito mais eficiente na venda presencial do que no e-commerce.

2) A entrega é imediata e não depende da logística.

3) Alto poder de negociação do vendedor, facilitanto o processo de vendas o que aumenta a taxa de conversão de vendas.

4) O cliente pode experimentar o produto, sentir o cheiro, textura, a embalagem e até fazer um teste antes da aquisição.

5) O salão de beleza não precisa pagar o frete e em muitos casos de emergência, o vendedor pode levar o produto em questão de horas.

6) A troca ou devolução do produto é bem menos burocrática e rápida.

7) Como a entrega é imediata, o cabeleireiro terá a garantia de que o frasco não será violado ou danificado durante o transporte, como ocorre com o e-commerce.

8) O Distribuidor sofrerá apenas a concorrência local, ao contrário do e-commerce em que a concorrência é mais acirrada devido aos grandes portais de e-commerce especializada em cosméticos.

9) O Salão de beleza receberá um suporte técnico mais ágil e eficiente, dessa maneira, o Distribuidor consegue uma maior fidelização do cliente.

10) A recompra do mesmo produto com um mesmo Distribuidor é muito maior na venda presencial do que a recompra do mesmo produto com o mesmo e-commerce.

Conclusão:

O E-commerce tem a grande facilidade de poder atuar em diversos nichos e sem limites de horário o que beneficia o empreendedor a possibilidade de obter melhores resultados.

Na Venda Direta Presencial, a taxa de fidelização de clientes é muito maior pelo fato de ser uma venda consultiva, baseada na gestão de relacionamento. O ticket de compras, geralmente é maior na venda direta presencial pelo fato de ser baseado na venda consultiva.

Mas como todo negócio possui riscos, é importante que o empreendedor tenha consciência das habilidades que possui e o trabalho que desempenhará, e por esta razão, o ideal é que antes de se iniciar uma Distribuidora, o empreendedor realize um estudo muito criterioso.

O mais importante é que o empreendedor tenha o total comprometimento com o negócio e que esteja bem preparado e com um bom planejamento.

Futuramente, o ideal é que o Distribuidor de cosméticos concilie as duas modalidades de vendas, assim, partirá para o conceito chamado de Omni Channel que é a integração das vendas presenciais e virtuais.

Seja qual for a modalidade pretendida, a Live.Life Professional possui consultores especializados que darão todo o aporte técnico e mercadológico para o seu negócio.

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no google
Compartilhar no whatsapp

Deixe uma resposta

Fechar