Caso prefira, você pode ouvir esse post
Você pode perder um cliente problemático que só quer vantagens e não entende o que significa a palavra parceria.
Você pode perder aquele cliente que nunca paga direito e reclama de cada detalhe que ninguém mais consegue observar.
Você pode perder aquele cliente que é exigente, mas é justo e ajuda a bater as suas metas na Distribuidora.
Independente do tipo de cliente, ou se é vantajoso ou não mantê-lo como cliente, perdê-lo sempre será um risco para a sua Distribuidora. O que não pode acontecer é você perder um cliente e não fazer a mínima ideia do motivo da sua saída, mesmo aqueles que são bem problemáticos, pois mesmo que a sua distribuidora for a melhor da cidade, ou a que entrega mais benefícios e resultados, você não estará imune ao abandono dos clientes.
E o que diferencia uma Distribuidora eficiente de uma outra Distribuidora é o fato de perder menos clientes do que as outras, por reconhecer as suas próprias deficiências e trabalhar para melhorá-las.
Mas se o cliente foi embora, arregace as mangas e comece a trabalhar para que ele volte e isso envolverá melhorar o seu ponto fraco que pode ter originado a insatisfação do seu cliente.
O fato de uma distribuidora não entregar o prometido é apenas um dos motivos que fazem o cliente ir embora.
Desse modo, tome cuidados redobrados com as falsas promessas:
– Benefícios mentirosos de um produto
– Resultados desproporcionais (prometer um cabelo liso por mais de 100 lavagens)
– Rendimento desproporcional (pó descolorante que rende 15 aplicações)
E isso, na maioria das vezes está relacionado com o descaso ou despreparo do vendedor para com o cliente. Por isso é importante não se esquecer do pós vendas que será realizado por uma outra pessoa e não o próprio vendedor. Geralmente será no pós vendas que diagnosticaremos a satisfação ou descontentamento do cliente, e a fidelização dele depende diretamente deste relacionamento após a entrega do produto.